Passaro Bichenove

0
1685

Descrição do Bichenovi

bichenowPara distinguir os sexos do passaro bichenovi é muito difícil pois o macho e a fêmea são quase idênticos. A maioria das pistas visuais têm sido “apenas palpites” para mim. O método mais confiável da sexagem sem o uso de laboratório foi esperar que os machos cantem sua canção estando separados em gaiolas pequenas. Alguns dos indícios visuais incluem comentados por criadores de todo o mundo são a espessura da barra inferior da corôa, a largura da coroa e da brancura da máscara facial. Nos machos a barra da coroa é para ser mais espessa, a coroa da cabeça mais larga e a brancura da face é mais forte que nas fêmeas. 

Todos estes métodos são mais confiáveis se você tiver um número relativo de aves para olhar e comparar. Com apenas um par é difícil a menos que você já tenha visto um monte de passaros bichenove e saiba bem como identificar. Particularmente eu utilizo os serviços de um laboratório que faz o teste de DNA do passaro e voce fica sabendo exatamente o que possui.

Criação de Bichenovi

Os Bichenovis podem ser criados em gaiolas ou viveiros, em pares ou em colônias de 3 ou mais pares. Tenho criado os bichenoves na minha gaiola de reprodução padrão modelo argentina da w. esteves e em pequenas voadeiras. Para os ninhos eu utilizo o mesmo que para os outros passaros,apenas palha de coco seca. Logo após o casal aceitar e dormir no ninho a fêmea vai botar de 4 a 6 pequenos ovos brancos e iniciar a incubação após o terceiro ovo ser colocado. A incubação é realizada pelo casal e dura cerca de 13 dias, dependendo de alguns fatores. Os filhotes nascem com a pele escura e cinza, parecendo quase idêntica aos filhotes de mandarim mas um pouco menores.

Os Bichenovis em aproximadamente 18 dias dias têm a aparência semelhante à dos adultos, com exceção do bico escuro e as áreas brancas são muito mais cinzentas. Os filhotes de bichenovi são independentes em cerca de 2 semanas.bichenow9

A maior dificuldade com o passaro bichenovi é o tempo que leva para se estabelecerem e se acostumarem com o ambiente em que irão viver. Eu aprendi com outro criador que a abundância de palha de coco ao tentar criá-los em gaiolas ajuda bastante. Outro detalhe é a proteção da gaiola, eu amarro ramos de bambu ou de plantas de plástico por cima e para fora da gaiola para lhes 
oferecer alguma cobertura extra. Eles adoram. O Bichenovi tem preferencia para ninhos de cesto como os canários mas eu utilizo um ninho que os mandarins adoram.

O Bichenovi também parece com uma Coruja e pode viver com os mandarins e manons. Se os seu casal de bichenovi nao esta criando os filhotes voce pode tentar utilizar um casal de manons para alimentar os filhotes. Eu não tive quaisquer problemas criando os filhotes de  bichenovi com os manons, mas claro eu já conhecia os manons que decidi utilizar para crira os bichenovi.

A espécie do Passaro Bichenove

O passaro bichenovi e os mandarins são as duas únicas espécies na familia Taeniopygia. Eles foram previamente agrupados com outras familias de grassfinches Poephila.

O Bichenovi  é o parente mais próximo do diamante mandarim. Mesmo que eles estão intimamente relacionados com mandarins se permitido for a criação destas duas especies o resultado final será apenas filhotes hibridos e bem estranhos.1320084580_e2aywzmbap
O Bichenove tem um coportamento diferente por ser uma espécie Australiana. Eles se manifestam de forma curiosa e particular quando vivendo em colônias. Mais comum em pássaros africanos do que nos australianos mas é interessante de se observar. São pássaros tímidos, rápidos, e não se acostumam fácil com os humanos. Sensíveis ao frio e aos ventos encanados voce pode perder um passaro bichenovi se nao cuidar destes pequenos detalhes no ambiente que escolher para tentar cria-los.