Pássaro Star Finch

0
2943

Descrição

pair-370Os machos são facilmente distinguidos das fêmeas, por possuirem uma máscara maior na cabeça. Os machos cantam e durante o canto existe um alongamento do pescoço e suas penas na cabeça ficam arrepiadas.

Alimentação do Star Finch

Para um pássaro tão pequeno, o Star Finch realmente gosta de sementes grandes. Descobri que eles separam a maioria das pequenas sementes encontradas na mistura pronta para pássaros, então eu utilizo o paínço Branco (importado). Eles também adoram as farinhadas com ovos cozidos espremidos em uma peneria. Gostam também de Grit (areia especial ou quirela de milho nivel 0) e cálcio sob a forma de cascas de ovos secas e trituradas e os cuttlebones que são aqueles ossos de peixe encontrados nas lojas de rações (cuidado com imitações). Algumas referências mencionam alimento vivo como insetos, especialmente quando têm filhotes no ninho, mas eu apenas alimento com ovos cozidos na farinhada.

Criação de Star Finch

Os Star Finch estão no mesmo nível de dificuldade de criação dos Diamantes Gould. Para mim, eles são semelhantes em muitos aspectos, por isso a minha abordagem para produzi-los é semelhante. Os Star Finch são pássaros tímidos e preferem ninhos bem fechados, com uma pequena entrada se possivel. Bem diferentes dos passaros mandarins que gostam de olhar para fora do ninho estando dentro deles. 

A postura do Star Finch é de 4 a 6 ovos. A incubação normalmente começam após o 3 ou 4 ovo. Eles são facilmente perturbados por barulhos estranhos por isso a incubação deve ser feita em um ambiente calmo e sem muito agito. Os filhotes nascem em cerca de 13 dias e são cor de rosa e muito pequenos, parencedo um formigão. Eles irão permanecer no ninho aproximadamente 21 dias. 
Enquanto no ninho são relativamente quietos e calmos, mas quando eles saem do ninho, vira uma bagunça. Eles são barulhentos e insistentes para serem alimentados. São rápido e muito velozes. Você quase não consegue ver direito quem é quem.

Os Star Finch pais fazem muito bem a alimentação dos filhotes. Todas as suas necessidades podem ser satisfeitas com o ovo cozido junto com a farinhada. Os jovens são desmamados com cerca de 35 a 45 dias. Eles parecem demorar um pouco mais do que algumas outras espécies australianas e é melhor esperar até ter certeza de que eles estão se alimentando por conta própria. images

O jovem Star Finch tem um verde oliva escuro com uma barriga amarela. A cauda tem uma dica do rabo vermelho (rufous) que os adultos têm. O bico é preto e eles não têm o vermelho ou as manchas dos adultos. Eles levam muito tempo a fazer a muda para a plumagem adulta. Bem mais tempo que os Diamantes Gould. Aproximadamente 8 a 12 meses. Eu li em algum site que que há uma plumagem intermediária nas mudas juvenis antes de mostrarem suas cores finais. Eu já percebi isso, mas achava que eles estavam demorando mais por causa do inverno. Os Star Finch Jovens do sexo masculino começam a cantar ainda com a plumagem juvenil, além de qualquer jovem que mostram penas vermelhas que aparecem abaixo do queixo pode ser identificado como do sexo masculino, na verdade fica evidente que a mascara do macho mesmo juvenil é maior que a da fêmea.

Os Star Finch são muito sociais e vivem bem com qualquer pássaro. Eles são muito unidos e adoram viver em bando. No meu viveiro possuo alguns caisais e eles se relacionam muito bem. Como os Star Finch são muito sensíveis eu não havia conseguido criar antes de colocá-los em um vivieiro, eles precisam de no mínimo 7 metros quadrados de área para poderem criar seus filhotes por conta própria. Voce vai conseguir apenas ovos galados se tentar criar Star Finch em gaiolas. star_y1

Exitem duas cores predominantes de cabeça do passaro star finch, uma é a cor vermelha e a outra é a cor laranja.

Seus corpos normalmente são verde oliva claro, mas temos os verde oliva escuros e os pastéis que são uma diluição do verde oliva tornando o pássaro mais claro e mais bonito.