Como preparar um casal de Mandarim

0
2440

Para Preparar um Casal de Madarim voce vai precisar de um casal da mesma cor ou mutacao genetica.

Inicialmente sugiro que voce escolha os passaros e deixe eles em duas gaiolas diferentes separados por apenas uma semana em um local que eles possam ter contato visual apenas. Mantenha os dois sempre se olhando e observe a reacao do macho e da femea.

Apos uma semana e diante das reações do macho e da femea voce pode juntar os dois em uma unica e definitiva gaiola para iniciar a criação.

Reações do Macho Mandarim

O macho do passaro mandarim é sempre ativo e quer mostrar que adora um momento para acasalar, sempre cantando para a femea ele demonstra seu total interesse. Caso isso nao aconteça pode ter certeza de que ele nao esta preparado ou nao gostou da femea. Dedique mais tempo para ele e observe apos alguns dias se ele mudou o comportamento.

O macho de mandarim é muito determinado e sempre busca cantar e abanar a cauda para a femea indicando que quer ela para ser sua femea na criação.

Se a femea estiver tambem com a mesma intenção, ela deve aceitar o cortejo.

Reações da Femea de Mandarim

A femea do passaro mandarim é sempre recolhida e com medo do macho, pois o macho é dominante e se for rejeitado pode ate bater nela.

A femea de mandarim aceita a cantoria do macho e tambem abana a cauda se for estimulada antes e depois do cortejo. A femea quase sempre aceita o macho, mas existem casais que nao se acertam na primeira tentativa.

Acertando um casal de mandarim que não deu certo

As vezes na primeira tentativa o casal nao se aceita ou nao se acerta. As femeas em geral as vezes se interessam por outros machos e por isso é muito imporante que voce antes de formar um casal de mandarim isole a femea de contato com ouros machos que nao sejam da mesma cor que a dela ouo da mesma mutacao genetica.

Faça isso sempre pois uma vez tive de separar uma femea por mais de um mes para ela se acostumar e aceitar um macho que eu queria que fosse o macho dela.

Hoje deu certo mas deu trabalho e eles criam sempre de 4 a 5 filhotes e filhotes grandes.

Entao se isso acontecer com voce, tenha certeza de que a femea vai aceitar o macho, mas vai  levar mais tempo. Isolada se contato visual com  outros machos ela vai começar a gostar  do macho que voce colocar na gaiola ao lado.

Preste atencao no macho e veja se ele procura cantar pra ela. Apos isso, espere. Dali um mes voce faz uma nova tentativa e junte os dois, observe se a femea vai tentar bater no macho. Se isso acontecer, separe novamente.

Tenho um casal de mandarins que ficou semanas medidno força, e isso é visivel quando eles ficam se pegando com os bicos, como se estivesse em uma luta de esgrima, sabe aquela situação de duas espadas desafiando uma a oura? É exatamente isso que acontece. Não se assuste, deixe eles se entenderem.

Em breve o ambiente do criadouro e ouros filhotes ganhando comida no ninho vai acalmar os dois e com certeza voce vai conseguir ver eles criando seus filhotes.

Apos esse estado de medição de força com seus bicos, ou melhor, suas espadas, o vencedor é sempre o macho, mas ele tem que ser forte e ter fibra.

Evite machos muito menores que as femeas, pois isso pode ser uma condição de inferioridade e o macho pode nao conseguir dominar a femea.

Mantenha sempre a observação e se em depois de um mes e no maximo dois meses voce nao conseguir preparar um casal de mandarim, desista, mude de parceiro e comece tudo novamente.

 

SHARE
Previous articlePassaros Exoticos